SHIKARGAH (CAÇA) KATAR, Adaga
ca.1850
Rajastão, Índia
aço, aço banhado a ouro
Comprimento total: 44cm; comprimento da lâmina: 24,5cm
A atual adaga ou ‘katar’ é uma variante rara do tipo que se acredita ter sido feito na cidade de Bundi, no Rajastão. Provável obra do importante armeiro Khẽmau.Khēmau (खेमौ) era armeiro em Bundi. Ele fez katar para, entre outros, o próprio Maharao Raj Ram Singh de Bundi. As peças que lhe são atribuídas têm datas que vão de 1835 a 1872, sugerindo uma carreira de pelo menos 37 anos. O punho é gravado com flores de lótus desabrochando e gavinhas de videira com folhas em um solo perfurado, o espaço entre as barras de apoio centralmente dilatadas é então preenchida com o trabalho mencionado acima que transmite um conjunto simétrico de flores de quatro pétalas colocadas entre lótus estilizados em miniatura ( é esse estilo único de gravação que sugere que a adaga é originária de Bundi). Uma lâmina de aço damasquinado (wootz steel), é inserida na base do punho em forma de V e foi cinzelada na maior parte de sua superfície em baixo relevo, com uma cabeça de elefante e a deusa Durga estava montada em num tigre com Shiva correndo à sua frente com a cabeça virada para trás. Cinzeladas na outra face, as pontas são semelhantes, embora no lugar da cena divina seja representado um tigre listrado caçando um antílope. A seção principal da lâmina pesada afunila em uma ponta fortemente reforçada e perfurante. Essas cenas religiosas e de shikargah (caça) diferenciam a adaga da maioria das outras. Um comparativo essencial, no entanto, pode ser encontrado no Metropolitan Museum of Art, onde um katar (número de acesso 35.24.912) confirmado como originário de Bundi mostra precisamente o mesmo arranjo decorativo em ambas as faces da lâmina que a da peça atual.- Biblioteca:
- Cameron Stone,1999 [ páginas 344 a 347]
- P. Holstein, Contribuition A L`Étude Des Arms Orientales, Tome Second Pl.XII (181), PL.XIV (27), PL.XV (181)
- Asian Art In Brussels (Art-Club), FIGHT PRAY LOVE, 2015 [ páginas 28 e 29 ]