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Bichawa, Adaga
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Chamada correntemente bichwa, mas também bicchwa ou bichhwa, nome com o significado literal de “escorpião”. Este nome refere-se provavelmente ao formato da lâmina que se assemelha ao espigão de um escorpião. A bichwa consiste de uma pega em aro que é desenhada para se encaixar apertadamente em volta da palma da mão, permitindo a quem a empunha a utilização da mão sem ter de deixar cair a adaga, como por exemplo em combate corpo a corpo. Egerton cita uma fonte que afirma terem sido usadas pelo povo comum em Mysore e Hyderabad, escondidas dentro da manga numa bainha.1 Elgood afirma que o formato da adaga tem como objectivo replicar o formato de uma das armas de Vishnu, o nó. Não concordo necessariamente com este julgamento, pois é acima de tudo um formato altamente funcional e ergonómico, assim que se saiba como a empunhar. Elgood também menciona uma estatueta do séc. XVII de marfim de um governante de Madurai com uma bichwa ornamentada que parece indicar que eram aceites não só entre o povo comum mas também nos círculos mais altos da sociedade.2 Uma muito boa adaga bichwa com uma lâmina de curva dramática de aço damasquinado dobrado e batido na forja, visível no painel trabalhado central enquanto os biseis da lâmina brilham de polidos. A lâmina de muito boa qualidade encontra-se em excelentes condições com saliências bem definidas, fios incólumes e até mesmo uma ponta intacta. A lâmina é ligada ao punho em aro de ferro por rebites, com um escudo para os nós dos dedos, desenhado para se encaixar perfeitamente sobre os nós da mão direita, com a ponta apontando para baixo. Este escudo é de muito bom fabrico, com uma saliência central bem articulada. Todo o punho de ferro é coberto com delicado fio de ouro aplicado a frio num campo de padrão entrecruzado, em formas geométricas e florais, no topo do punho há um acabamento em forma de cogumelo com nervuras no topo. Apesar de a bichwa ser primariamente associada com o sul da Índia, o tratamento da lâmina com painel trabalhado, fio polido bem como os desenhos a ouro no punho são mais característicos da estética do norte Indiano naquela época. É raro encontrar uma adaga deste tipo, quando mais de tal qualidade e condição.