CHILANUM, Adaga
- datado entre o século XV até ao século XVIII
- Índia do Sul - Reino de Viajayanagara (1336 - 1646)
- ferro, madeira, veludo
- comprimento total: 34 cm; comprimento da lâmina: 25 cm
Chilanum, é um tipo de adaga indiana com lâmina de dupla curva e dois gumes, forjada numa única peça. O punho, tem guardas abertas, aproximadamente do mesmo tamanho e formato deste, e pode apresentar uma variedade de remates no pomo. É uma das armas de combate mais antiga, usada no Hindustão.
Este exemplar, forjado em ferro, é bem representativo deste género de adaga. A lâmina surge larga e flamejante e com duplo gume, fortemente nervurada com as caneluras dispostas paralelamente. Mostra desgaste de uso contínuo, com reutilização permanente, ao longo de várias gerações.
O punho, segue o esquema desta tipologia, com o pomo aberto encimado por um botão e guardas de igual formato, o que indicia estar-se perante um exemplar genuíno do século XVI. Apresenta uma bainha em madeira, forrada a veludo vermelho, de época posterior.
O povo mais conhecido por ter utilizado os Chilanum foi o Maratta, ao qual os Portugueses tiveram que ceder as fortalezas de Chaul e Baçim para poderem salvar Goa, Damão e Diu.
- Biblioteca:
- Cameron Stone, 1999 [ páginas 177,178 - figura 224/4 ]
- Tirri, 2004 [ página 294 - figura 215 ]