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KHANJAR, Adaga
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Este excepcional punho de khanjar com o pomo em forma de cabeça de cavalo, é esculpido numa só peça, em jade nefrita verde. A zona da empunhadura correspondente ao pescoço do equino, exibe, numa composição decorativa de temática vegetalista, um delicado trabalho de gravado em baixo relevo profundo que é preenchido a ouro, na técnica kundan, e enriquecido com esmeraldas e rubis encastoados. Duas ágatas zonadas preto/branco dão forma aos olhos, e a completar o aspecto precioso do conjunto, os arreios também estão totalmente cravejados de rubis. A lâmina, de acordo com a qualidade ornamental do punho, é fabricada em aço wootz ou damasquino. A utilização de materiais nobres e a forma zoomórfica do punho, confirmam ter pertencido a um alto dignitário da corte. A investigação que Stuart Cary Wech Jr., pioneiro no estudo da Arte Islâmica e Indiana, fez sobre muitas das ilustrações do Padshanama ou « A Crónica Oficial dos Soberanos » (manuscrito que actualmente faz parte das colecções da Real Livraria do Castelo de Windsor), permitiu-lhe concluir que o pequeno número de adagas com punhos zoomórficos eram reservadas ao uso exclusivo dos principes. Muito embora o número de adagas deste tipo tivesse conhecido um aumento de produção em finais do século XVII, estas continuaram a ter uma função definidora do exercício de altos cargos na corte. Existe um exemplar muito semelhante na colecção do Vitoria & Albert Museum.